segunda-feira, 11 de agosto de 2014

6a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

 

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), projeto educativo criado em 2001 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), recebe inscrições de trabalhos até o dia 12 de junho de 2012.
A OBSMA busca incentivar a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar e que as atividades pedagógicas de professores e escolas ganhem visibilidade.
A Olimpíada tem abrangência nacional e a cada dois anos recebe, avalia e divulga atividades desenvolvidas por professores e alunos em sala de aula. A OBSMA contempla os projetos realizados por alunos do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental e do 1o ao 4o ano do Ensino Médio – incluindo os ensinos profissionalizante e de jovens e adultos -, nas modalidades Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências.
Para participar, os professores devem acessar o site www.olimpiada.fiocruz.br e inscrever os trabalhos realizados com seus alunos na temática da Olimpíada. Nesta 6a edição, as inscrições vão até 12 de junho de 2012. Estão entre os objetivos da OBSMA: (1) incentivar a realização de atividades interdisciplinares relacionadas à saúde, ao meio ambiente e à qualidade de vida, nas escolas brasileiras de educação básica e (2) conhecer, valorizar e divulgar estas atividades.

Contabilizando cerca de quatro mil projetos inscritos em todas as edições, a Olimpíada recebeu trabalhos que chamaram a atenção para temas como preservação de recursos hídricos, problemas gerados pelo lixo, malefícios causados por agrotóxicos, entre outros, expressos em poesias, documentários, cordéis, pesquisas de campo, reportagens e projetos de reciclagem.
A escolha de 2011 como o ano internacional da floresta e do Brasil, para sediar, neste ano, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, trazem alguns motivos a mais para destacar a importância da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente no contexto escolar.
CANAIS DE DIVULGAÇÃO DA OBSMA
Um vídeo de apresentação da 6a Olimpíada está no nosso canal do YouTube:
A Olimpíada nas redes sociais:
Mais informações: (21) 2560-8259; olimpiada@fiocruz.br ; obsma2012@gmail.com
--

0 comentários:

Postar um comentário