segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Aula inaugural da escola Rui Paranatinga

Na última segunda-feira, 16, o Grupo de Estudos em Educação Cultura e Meio Ambiente (GEAM) participou da aula inaugural da escola Ruy Paranatinga Barata que apresentou parte da obra concluída dos prédios da escola e o inicio do ano letivo do ano de 2012.
O GEAM, em parceria com a Companhia Docas do Pará (CDP), desenvolve o projeto “Saberes e Práticas de Educação Ambiental: Projeto de Intervenção Socioambiental para Escola Rui Paranatinga” na escola. O momento de interação teve início às 9 horas e contou com a presença de toda comunidade escolar (alunos), a equipe técnica da escola (professores e funcionários), bolsistas e coordenadoras do projeto e também com participação da coordenação do Grupo de Estudo de Educação, Cultura e Meio Ambiente- GEAM, representada pela professora Maria Ludetana.

A aula inaugural teve a mesa de boas vindas composta por: Margarida Azevedo, coordenadora da Gerencia Ambiental (GERAMB) da CDP; Ailton F., representando a CDP; Léia Miranda, diretora da escola; Johnny Silva, representante do centro comunitário do bairro;  Major Lamego, subcomandante do primeiro batalhão da Polícia Militar; Oiram Santos, representante do conselho gestor da Alunorte; Cláudio Ribeiro, secretário de Educação do Estado do Pará; Lucinete Albarado, gestora da USE 01; Luiz Miguel Queiroz, representante do Departamento de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Seduc); Doralice Reis, representante do centro comunitário do bairro Paraíso dos Pássaros; Vandira Pantoja, representante da Transpetro (Petrobrás).
O evento foi marcado pelas apresentações dos grupos de dança da escola, mostrando o ritmo regional do carimbó e a sutileza do balé. O grupo de capoeira da escola também contagiou as pessoas que estavam na aula inaugural.
A programação seguiu com o grupo de teatro de fantoches da Beneficente de Belém, que trouxe duas apresentações musicais com os bonecos, interagindo com o público que se mostrou envolvido com as performances dos fantoches.
A Polícia Militar demonstrou técnicas de adestramentos e combate com o canil do batalhão e tipos de abordagens e perseguições de meliantes possuindo arma de fogo em punho, que surpreenderam a criançada e os demais convidados pela realidade das encenações e treinamento dos cães.
O Instituto Amigos da Floresta Amazônica (ASFLORA), que pela segunda vez visitou a escola, levou a encenação de dois personagens do folclore regional, a mãe natureza e o curupira, que após se apresentarem aos alunos convidaram os componentes da mesa para fazerem um plantio no lugar onde está sendo o jardim da escola. O plantio foi realizado tanto pelas autoridades como pelos alunos presentes, que plantaram mudas de fruta pão.
O enceramento da aula inaugural foi feita pelos alunos que participam da oficina de música do GEAM, ministrada pelo professor Maurício Castro (Seu baiano). Após a apresentação, o representante do Instituto Arraial do Pavulagem, Ronaldo Silva, convidou os alunos da oficina de música juntamente com o professor Mauricio e as demais crianças para participarem de um arrastão, onde as próprias crianças tocaram a percussão para dar ritmo á música cantada por Ronaldo.
As crianças se alegraram dançando ao som da música regional e segurando os pássaros feitos de garrafas PET, assim como vasos e flores também de garrafas feitas pelos próprios alunos. Toda a programação descrita acima teve cobertura da equipe jornalística da Rede Liberal de Televisão.
Veja as fotos aqui.
--

0 comentários:

Postar um comentário